O Cartório Bezerra de Souza – CBS
comunica que, em atendimento aos Provimentos do Conselho Nacional de Justiça
(CNJ) n.º 149/2023 e n.º 134/2022, ao Provimento n.º 12/2022 do Tribunal de
Justiça do Estado do Ceará e à Lei Federal n.º 13.709/2018 (Lei Geral de
Proteção de Dados – LGPD), foi implementada em sua rotina administrativa a
política de proteção de dados pessoais de usuários, colaboradores e prestadores
de serviços.
Dessa forma, com o objetivo de aprimorar
a prestação de serviços e resguardar os direitos de todos os envolvidos, foram
adotadas as providências descritas a seguir:
Identificação e contato do
Controlador
Controlador: Antônio Franciso de Souza, Tabelião.
Contato: financeirocartorioitai@hotmail.com.
Identificação e contato do
Encarregado de Dados (DPO).
O Encarregado de Proteção de Dados
Pessoais desta serventia é o Sr. RENATO LOPES NOVAIS, advogado inscrito na
OAB/CE n.º 53.647, responsável pela supervisão da conformidade com a Lei Geral
de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), bem como pela comunicação entre os
titulares dos dados, o Controlador, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados
(ANPD), a Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Ceará (CGJCE) e o Conselho
Nacional de Justiça (CNJ), quando necessário. O contato pode ser feito pelos
endereços eletrônicos dpo@cartoriobezerradesouza.com.br ou renato.novais@oabce.adv.br, bem como pelo telefone: (85) 99708-0606.
Adequação e implementação à LGPD.
A empresa RL NOVAIS CONSULTORIA LTDA foi
regularmente contratada para prestar serviços de consultoria em adequação à
LGPD para esta serventia, em conformidade com a legislação de proteção de dados
pessoais.
Treinamento
Colaboradores e prestadores de serviços
foram orientados sobre a LGPD e o controle dos dados pessoais pela serventia,
instruindo-os a conformar-se com a LGPD e os Atos Normativos do TJCE e do CNJ.
Verificação e ajustes no ciclo de
dados.
A adequação e implementação consistiu
também em uma entrevista com a gestão do cartório, colaboradores e prestadores
de serviços, para mapear toda a rotina do ciclo de dados da serventia (coleta,
tratamento, armazenamento, compartilhamento e exclusão), verificando e
apontando correções de eventuais pontos de vulnerabilidade.
Política Interna de Privacidade e Proteção
de Dados Pessoais.
A Política Interna de Privacidade e
Proteção de Dados Pessoais foi personalizada e divulgada em cartazes digitais
na serventia e no website, para informar usuários, colaboradores, prestadores
de serviços e órgãos públicos sobre as rotinas de segurança, tratamento e
proteção de dados adotadas. As informações foram apresentadas de forma clara,
acessível e atrativa.
Verificação dos sistemas e
equipamentos de informática.
Reuniões foram realizadas com os
responsáveis pelo setor de TI para verificar o cumprimento da LGPD. Os
contratos com os prestadores de serviços foram analisados e adequados conforme
suas atividades.
Adequação dos contratos com os
prestadores de serviços.
Foram firmados termos aditivos com
prestadores de serviços que acessam dados pessoais, incluindo cláusulas de
proteção de dados, sigilo, compromisso e Política de Segurança da Informação
(PSI). Isso abrange contabilidade, jurídico, manutenção de computadores,
suporte de tecnologia, Sistema TecnoCart, serviços gráficos e consultoria em
proteção de dados. Os aditivos exigem cumprimento da LGPD e sigilo das
informações.
Adequação dos contratos desta
serventia com os colaboradores e estagiários.
Foram firmados contratos com
colaboradores e estagiários com cláusulas de proteção de dados conforme a Lei
nº 13.709/2018, exigindo cumprimento da LGPD e sigilo das informações.
Inclusão nos atos notariais lavrados
de informações sobre a política da LGPD.
Foi incluído nos atos notariais lavrados
informações sobre o cumprimento das normas da LGPD e sua política.
Links
– Política de Segurança da Informação
– Política Interna de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
Em conformidade com a Lei nº 13.709/2018, o Cartório Bezerra de Souza disponibiliza este canal para atender às solicitações dos titulares de dados.
Faremos todos os esforços para responder o mais rapidamente possível. No entanto, mesmo em caso de requisição de exclusão, cumpriremos os prazos legais e obrigações regulatórias.
Para garantir a segurança e legitimidade do atendimento, é necessário confirmar a identidade do titular. Anexe um documento oficial com foto, como RG ou CNH, junto à sua solicitação. Este documento será usado exclusivamente para verificação e destruído após a confirmação.
Essas medidas protegem os interesses dos titulares e evitam incidentes. Após a confirmação por e-mail, atenderemos sua solicitação conforme a lei, detalhando como será processada.
Observações
Para continuar com a solicitação, você deve:
Segurança jurídica, inovação tecnológica e um atendimento de excelência.